ESTACAS PRÉ-MOLDADAS

As estacas pré-moldadas de concreto são largamente utilizadas no Brasil devido à grande vantagem econômica que apresentam quando comparadas com as estacas metálicas. Apresentam-se em diversos formatos de seção, sendo quadrada, circular e hexagonal as mais comuns.

Apresentam-se em concreto armado ou protendido e o processo de adensamento ocorre por vibração ou por centrifugação. Devem ser executadas com concreto adequado e submetidas à cura necessária para que possuam a resistência compatível com os esforços provenientes do transporte, manuseio, cravação e a eventuais solos agressivos.

A grande vantagem que apresentam frente às estacas moldadas no terreno está na garantia de boa qualidade do concreto que se pode obter considerando que a concretagem e cura do elemento estrutural será feito no ambiente controlado de uma indústria. Apresentam, ainda a vantagem da segurança na passagem através de camadas muito moles, onde a concretagem in loco tem grande probabilidade de apresentar problemas no caso das estacas escavadas sem deslocamento.